Surto de gripe deve antecipar vacinação no Amazonas
01/03/2019
Surto de gripe deve antecipar vacinação no Amazonas

Segundo o governo do Estado, que fez a solicitação ao Ministério da Saúde, há grande número de casos; previsão é que vacina esteja disponível até abril

O Ministério da Saúde adota medidas para fazer com que lotes de vacinas contra a gripe cheguem de forma antecipada ao Estado do Amazonas que enfrenta um surto de casos da doença.

A pasta negocia com o laboratório responsável a fabricação antecipada de vacinas contra o vírus Influenza. A previsão é que elas estejam disponíveis ao Estado até a primeira semana de abril.

O adiantamento foi uma demanda do governo do Estado em razão do grande número de casos de gripe nas cidades amazonenses. Segundo o ministério, a circulação do vírus está sendo potencializada pelas chuvas e enchentes na região.

A medida foi comunicada pelo ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta, em reunião com representantes do governo do Estado nesta quarta-feira (27), em Brasília.

O ministério informou à Agência Brasil que as doses serão encaminhadas à Secretaria de Saúde do Estado após o laboratório responsável terminar o preparo da imunização. De forma emergencial, serão enviados lotes extras da vacina e uma equipe para auxiliar as autoridades locais na contenção do surto.

Também serão enviados 20 mil tratamentos de fosfato de oseltamivir até o fim da semana. De acordo com o ministério, no mês de janeiro, já haviam sido disponibilizados 12.480 tratamentos com o medicamento, indicado para casos de síndrome respiratória aguda grave decorrente de gripe e síndrome gripal com risco de complicações.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas no estado adotem medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus, como lavar as mãos constantemente e adotar cuidados com possíveis contaminações pelo ar.

As diferenças entre os sintomas da gripe, febre amarela, zika e chikungunya:

Os sintomas iniciais de febre amarela, dengue, gripe, zika e chikungunya são comuns a várias doenças infecciosas causadas por vírus, como dor no corpo, dor de cabeça e dor nas juntas. Mas a partir do segundo ou terceiro dia, o vírus procura os órgãos pelos quais tem afinidade e então os sintomas de cada doença se tornam mais característicos.

Copyrights ©2017 Clínica Vacinar - Todos os direitos reservados.